Friday, February 16, 2007

Viagens...




Bratislava:
É a capital e principal cidade
da Eslováquia.
Com 430 mil habitantes, é a maior cidade do país...De facto, não é muito grande visto que mesmo sem sabermos, na noite em que chegámos conseguimos ver a cidade toda. Por um lado criou-se uma certa desilusão mas por outro, fomos lá à procura de conhecer realidades diferentes e cada cidade é um caso. Para quem quiser um dia fazer Erasmus, eu próprio aconselho a optarem por uma cidade mais pequena...O espiríto entre as pessoas sente-se que é bem melhor.
Bratislava é atravessada pelo rio
Danúbio, junto à fronteira com a Austria e a Hungria, ficando a poucos quilómetros da fronteira com a República Checa.
Para mim, cada e qualquer cidade que tenha um rio a atravessá-la ganha logo pontos! Tanto por uma questão de paisagem, de luz, de abertura do espaço (e por exemplo, no meu caso, apelou imenso ao sentimento e à saudade).
É a única capital do mundo que tem fronteira com dois países. Estes pobres coitados estão mesmo entalados por todos os lados!
Dificuldades que tenhamos tido? Nenhumas... As pessoas apresentaram-se bastante simpáticas e prontas a ajudar. Houve um caso que até me surpreendeu, quando abordámos, em inglês, uma senhora aí com os seus cinquenta e tal, para perguntar por um “Hostel” ela sem saber dizer uma única palavra em inglês, gesticolou, sorriu, sei la...deu o seu melhor para nos ajudar.
Porque será que, em 5 meses que estou em Milão, nunca ninguém teve este tipo de atitude?
Enfim...
O Hostel era agradável, completamente renovado e acima de tudo BARATO!
Para vermos a economia do país (cidade) era simples...bastava ir ao Mc Donald’s e ver o preço do Big Mac, que em Bratislava custava 3€ e pouco. A vida lá é bastante mais barata.
Em resumo, estava à espera de encontrar uma realidade diferente da que vi, embora tenha gostado da cidade. (A cena do filme “Hostel” parece ser mito... =P).



Budapeste:
Ôbuda, Buda e Peste - foram fundidas por decisão do governo
revolucionário em 1849, revogada quando a revolução foi reprimida pelos Habsburgos. Com o Compromisso de 1867, que concedeu à Hungria um governo autônomo no seio da Monarquia Austro-Húngara, a fusão foi mais uma vez efetuada (1873), criando a cidade de Budapeste, capital da Hungria.
Uma cidade que me agradou imenso embora transpirasse uma sensação de “cidade-museu”.
Por sua vez, também é atravessada pelo rio Danúbio...Também ganhou pontos logo à partida!
A vista do Castelo sobre a cidade é fenomenal, principalmente à noite!
Estavamos perante uma cidade bastante mais desenvolvida que Bratislava, em que a própria economia reflectia isso...O Big Mac era mais carote (mas mais barato que, por exemplo, em Lisboa).
Também aqui encontrámos pessoas bastante simpáticas e prontas para ajudar quem foi lá só “p’ra ver a bola”.
Como não poderia deixar de ser, faziamos questão em andar de transportes públicos sem pagar, como manda o manual do bom português...até que apanhámos uma multa no metro!
O Hostel em que ficámos era uma coisa bastante...não sei como dizer...talvez estranho?
As paredes que dividiam as camaratas eram simples contraplacados que nem sequer iam até ao tecto...Claro que durante a noite ouviu-se um “roncar” ensurdecedor da camarata do lado.
Mas o que interessa é encontrar sempre um sítio onde ficar, perto do centro e das coisas interessantes a visitar e pagar pouco!
Budapeste...Aconselho a visitar e, no caso de quem quiser ir fazer Erasmus poderá ser uma boa opção, embora, aviso desde já que nunca hão-de perceber rigorosamente NADA daquela língua.


Ljubljana (Liubliana em português):
É a
capital e maior cidade da Eslovênia. É uma cidade de pouco mais de 300 mil habitantes.
Mais uma vez, uma cidade muito pequena.
A cidade, embora se veja bem num só dia, é interessante e bastante limpa!
As pontes que atravessam o canal, o canal, as praças, as pessoas...tudo impecável.
Foi provavelmente onde encontrámos o Hostel mais “louco” de todos. Uma antiga prisão transformada em Hostel. Os principais “clientes” eram jovens e o próprio Hostel proporcionava vida interior, com espaços de café e de lazer muito bons! Os quartos eram as antigas celas recuperadas, com uma organização espectacular!
Na primeira noite lá, cruzámo-nos na rua com um grupo de portugueses que estão a fazer Erasmus e pelos vistos estão a adorar a cidade e as pessoas (penso que é o mais importante). Convidaram-nos logo para irmos com eles a um barzinho onde estava a haver uma festa de Erasmus. Sobre isto não posso falar muito porque estive o tempo quase todo fora do bar ao telefone com a minha “pitxi” e depois já não voltei a entrar.

De seguida fomos um bocadinho ao Global (discoteca de Ljubljiana), que pareceu ter um ambiente muito bom! Não tivémos lá muito tempo já que estávamos completamente cansados e doente.
Não me posso esquecer... O Big Mac também é bastante barato lá!
A viagem foi bastante interessante mas TENHO SAUDADES PITXI!!!!!!!!

No comments: